Milhões de crianças são vacinadas na China
2/9/2010

No image
Quase 100 milhões de crianças em toda a China serão vacinadas este mês contra o sarampo em um dos maiores exercícios do mundo em saúde pública, num esforço para levar o vasto país a eliminar a doença contagiosa até 2012, disseram hoje duas agências da ONU.

“A China é um país prioritário na luta global contra o sarampo e elogiamos seu governo pela liderança neste trabalho para salvar vidas”, disse o Representante da Organização Mundial da Saúde (OMS) na China, Michael O’Leary. Em 2009, relatou-se que mais de 52 mil pessoas na China teriam contraído sarampo, o que representa cerca de 86% dos casos de sarampo na região do Pacífico Ocidental.

O sarampo é uma doença viral, altamente contagiosa, que afeta crianças e adultos jovens. A maioria das pessoas se recupera, mas é possível sofrer com complicações graves em função da doença, como cegueira, encefalite, diarreia grave, pneumonia e infecções do ouvido. Uma das principais causas de mortes evitáveis e problemas físicos entre as crianças nos países em desenvolvimento, estima-se 164 mil pessoas tenham morrido da doença em 2008 – em especial crianças com menos de cinco anos de idade.

“Esta campanha é importante para todas as famílias na China – em aldeias remotas, nas áreas urbanas e em comunidades de imigrantes”, disse a Representante do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para a China, Yin Yin Nwe. A campanha de vacinação acontecerá do dia 11 ao dia 20 de setembro, segundo declaração conjunta da OMS e do UNICEF.