PNUMA: Começa a busca pelos Campeões da Terra de 2011
8/9/2010

No image
A transição de práticas econômicas insustentáveis para uma economia global verde somente poderá emergir se houver esforço coletivo dos governos, empresas, organizações, indivíduos e da sociedade civil como um todo. É preciso comprometimento, visão e uma nova maneira de pensar. É preciso esforço daqueles que são, e sempre serão, Campeões da Terra.

Nesse contexto, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) estabeleceu um prêmio ambiental anual em 2004, chamado “Campeões da Terra”. O prêmio visa reconhecer iniciativas de pessoas inspiradoras que fazem acontecer, como líderes, cientistas e artistas que mostram sua determinação e comprometimento para alcançar um futuro mais limpo, verde e próspero.

O período de indicações para os Campeões da Terra de 2011 já está aberto. Qualquer pessoa pode indicar seu herói ambiental para o prêmio. Indicações serão recebidas até o dia 31 de outubro de 2010 e podem ser feita em inglês no site www.unep.org/champions.

O PNUMA selecionará um laureado para cada uma das seguintes categorias:

  • Liderança política
  • Ciência e inovação
  • Visão empresarial
  • Inspiração e ação

Cada ganhador receberá um troféu comemorativo e uma importância de 40.000 dólares durante uma cerimônia de premiação e jantar de gala que se realizará no dia 28 de abril de 2011. Os vencedores dos anos anteriores abrangem desde Presidentes e Ministros até cientistas, líderes de organizações não governamentais e fotógrafos.

No ano passado, os Campeões da Terra formaram um time heterogêneo e inspirador de laureados:

  • Bharrat Jagdeo, Presidente da Guiana e defensor passional das florestas de seu país;
  • Mohamed Nasheed, Presidente das Maldivas e conhecido ativista internacional sobre mudanças climáticas;
  • Príncipe Mostapha Zaher, Diretor-Geral da Agência Nacional de Proteção Ambiental do Afeganistão, que exerce um importante trabalho em sustentabilidade;
  • Cientista japonês Dr. Taro Takahashi, homenageado pelas suas pesquisas sobre o ciclos de carbono nos oceanos, na terra e na atmosfera;
  • Zhou Xun, uma das atrizes mais populares da China, que recebeu o prêmio em 2010 pela promoção do modo de vida verde;
  • O empresário Vinod Khosla, também conhecido como “Senhor Verde” no Vale do Silício pelos seus esforços em investimento em energia renovável.

Os Campeões da Terra inspiram líderes do mundo empresarial, sociedade civil e governos a seguirem um caminho rumo à Economia Verde.

Para mais informações e para fazer sua indicação, visite o site www.unep.org/champions ou escreva para Lucita Jasmin (lucita.jasmin@unep.org).